Você já ouviu falar no terrible two ou terrible three?
Esses são termos em inglês que significam respectivamente “os terríveis 2 e 3 anos”. Essa fase também é conhecida como adolescência do bebê. É a idade das birras e desobediências que ocorre entre 1 e 4 anos e se não tratada logo pode durar até a adolescência…
Mas porque ela ocorre com seu filho e o que fazer?
Lembra quando você era adolescente e queria ter liberdade para sair sozinho com seus amigos, voltar mais tarde, escolher o corte de cabelo ou decidir como se vestir? Isso acontece porque a adolescência é uma fase de autoafirmação e de construção da identidade. Nesta fase o adolescente têm desejos diferentes dos de seus pais e quer exercer sua liberdade para satisfazê-los.
A partir de 1 ano e meio seu bebê passa por algo semelhante com o que ocorre na adolescência mostrando que é um indivíduo com vontades próprias.
Isso não acontecia antes porque nos primeiros meses de vida seu bebê demora a perceber que saiu da barriga da mãe. Como nesta fase ele ainda não fala, não anda e têm todas as necessidades dele satisfeitas por seus pais, ele acredita que é uma extensão da mãe..
Mas as necessidades dele não serão sempre satisfeitas imediatamente como ocorria quando ele estava na barriga, então ele sentirá fome, cólica, fralda suja, calor, frio, e é desta forma que ele entende que é um indivíduo separado de sua mãe.
Em seguida ele começa a andar e consegue ter mais liberdade para explorar a casa e ir em busca de satisfazer as curiosidades, desejos e necessidades por conta própria, demonstrando que tem vontades diferentes das suas. Mas quando você diz não para algo que não pode ser feito por ser perigoso ele irá fazer as famosas birras!
Por isso o terrible two é uma a fase de rebeldia, desobediência e enfrentamento dos pais, pois agora eles querem demonstrar que tem vontade própria. É por este motivo que esta fase também é chamada de “adolescência do bebê”.
Esta é uma etapa do desenvolvimento de seu filho em busca de autonomia. É por este motivo que nesta fase as crianças querem fazer as coisas sozinhas como mexer o próprio nescau, por exemplo e gostam de ajudar com as tarefas de casa, mas como elas estão aprendendo vão demorar ou não vão fazer bem feito.
O problema acontece quando você impede seu filho de exercer a autonomia dele por falta de tempo ou de paciência e é nesse momento que as birras começam …
Nessas horas muitas mães e pais por não saber o que fazer recorrem à educação tradicional usando punições ou recompensas para conseguir a obediência do filho mas acaba prejudicando a relação com a criança e transformando a relação familiar extremamente estressante.
Essa fase torna sua rotina diária com seu filho muito desgastante em situações como: Tomar banho, vestir a roupa, comer, escovar os dentes, guardar os brinquedos, ir embora do parquinho, no entanto, se você aprender como lidar com seu filho sem tolir a autonomia dele, conseguirá que ele colabore com as atividades do dia a dia sem estresse, e existem várias ferramentas educativas que podem te ajudar e que eu ensino no curso STOP BIRRA.