Blog

Quais as consequências das palmadas?

O risco de usar a educação tradicional é que ela causa vários prejuízos para seu filho que provavelmente você desconhece.

Antes de estudar psicologia eu mesma falava frases como: “Apanhei e sou uma pessoa de bem!” Eu também acreditava que só existia uma forma de fazer as crianças obedecerem que era usando ameaças, castigos e palmadas para que por medo elas respeitassem os pais. 

Também acreditava que era melhor bater do que ser permissivo, como se só houvessem essas 2 formas de estabelecer limites e educar uma criança.

Mas depois que eu estudei sobre o comportamento humano descobri que as palmadar podem fazer com que a criança perca a capacidade de se defender de abusos, pois você acabou ensinando que as pessoas que ele ama ou figuras de autoridade podem desrespeitá-lo. Mas ele não deixará de te amar porque você é mãe ou pai dele, mas ele deixará de cultivar o amor próprio se calando para atender as necessidades do outro e deixando as dele de lado e assim desenvolvendo uma baixa autoestima

Além disso, se você usar gritos, castigos, ameaças ou palmadas para que seu filho te obedeça você irá destruir a iniciativa e a autonomia de seu filho. Sem perceber você estará fazendo com que ele fique acomodado, preguiçoso ou que se torne um adolescente sem iniciativa no futuro. 

Muitas crianças que foram educadas com a educação tradicional são os adultos que hoje estão nos consultórios de psicologia com problemas como: falta de iniciativa no trabalho, ansiedade, problemas no relacionamento conjugal, pois não conseguem dizer não e estabelecer limites já que foram ensinados a vida toda a obedecer e não desagradar àqueles que ama.

O adulto precisa exercer sua autoridade e orientar a criança, mas se você confundir sua autoridade com autoritarismo e educar seu filho com gritos, castigos e palmadas, isto também será um grande perigo para a sua relação com seu filho,  pois ele pode até te respeitar por medo, mas não terá uma relação amorosa e de confiança que gostaria de ter com você.

No entanto, se você permitir que seu filho faça tudo o que ele quiser, ele não vai te respeitar, e sem querer você o ensina a desrespeitar as necessidades das outras pessoas fazendo com que ele se torne agressivo, mimado e egoísta.

As birras e desobediências que ocorrem na fase dos terrible two e three “os terríveis 2 e 3 anos” também podem ser uma forma do seu filho comunicar que algo mais profundo não está bem, como por exemplo: ciúmes de um irmãozinho novo que chegou, necessidade de demonstrar que você está trabalhando demais e ele precisa da sua atenção, alguma situação que ocorreu na escola, etc…

O problema é que se você recorrer à educação tradicional RECOMPENSANDO os bons comportamentos e PUNINDO os maus  toda vez que seu filho chorar, gritar, desobedecer ou fizer birra, vai acabar ignorando as necessidades emocionais dele. 

Por exemplo, se você pune uma birra sem se dar conta que ela ocorreu como uma forma de seu filho comunicar que está sentindo ciúmes de um irmãozinho novo que chegou você não terá a oportunidade de atender a esta necessidade emocional dele e vai pôr em perigo a relação entre ele e o irmãozinho. 

É por todos esses motivos que devemos parar de enaltecer as palmadas e buscar uma educação respeitosa que não seja permissiva nem com autoritarismo e que eduque e ensine a criança o que é certo e estabeleça limites, mas com respeito. Se você quiser aprender como fazer isso, o STOP BIRRA é um programa que ajuda pais a educar os filhos sem permissividade ou palmadas e autoritarismo, usando um ferramentas educativas respeitosas mas que estabelecem limites e educam a criança.

Gostou? Então compartilhe!

plugins premium WordPress